ARCA Consulting

A ARCA oferece serviços de consultoria especializados e desenvolvidos sob medida para o segmento financeiro. Formada por profissionais qualificados nos destacamos pela capacidade técnica e pela qualidade no atendimento humanizado.

Planejamento Fiscal

No Brasil, existem quase 100 diferentes taxas, impostos e contribuições.

Como contribuintes, temos de maneira legal a possibilidade de diminuir encargos tributários. A maneira legal chama-se elisão fiscal (mais conhecida como planejamento tributário), que admite que os contribuintes têm o direito de recorrer aos seus procedimentos, autorizados ou não proibidos pela lei, mesmo quando este comportamento prejudica o Tesouro.

O planejamento tributário tem por objetivo a economia (diminuição) legal da quantidade de dinheiro a ser entregue ao governo. Os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas, senão a maior.  Da somatória dos custos e despesas, mais da metade do valor é representada pelos tributos. Assim, imprescindível a adoção de um sistema de economia legal.

Com a globalização da economia, tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração do ônus tributário.

A Lei 6.404/1976 (Lei das S/A) prevê a obrigatoriedade do planejamento tributário, por parte dos administradores de qualquer companhia.

A ARCA em parceria com Players especializados na área fiscal realiza diagnósticos e recuperação fiscais, sendo que, não serão cobrados honorários para a realização do diagnóstico.

Principais Ofertas

Previdência - Verbas com incidência indevida

 A operação previdenciária teve seu início na Constituição Federal de 88 quando trata do custeio da Seguridade Social em seu Art. 195, Inciso I, Alínea A- A folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício. Com a criação do INSS em 1990 da fusão de duas entidades que compunham o SINPAS (Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social): o INPS (Instituto Nacional de Previdência Social) e o IAPAS (Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social), criou-se a expressa “Salário contribuição “com a finalidade de tributar todos os eventos que compõe a folha de pagamento. Em 1991 foi criada a lei de custeio do INSS e começou a definir a característica do evento com natureza salarial e o evento de natureza indenizatória, sendo que na própria lei já demonstra que uma série de eventos que não devem fazer parte da base de cálculo do INSS.

    • Metodologia do Trabalho     – O trabalho realizado consiste no desenvolvimento de um diagnóstico técnico, fundamentado legalmente, abrangendo a área previdenciária e trabalhista, através de criteriosa análise nos parâmetros da folha de pagamento, no intuito de averiguar a correta aplicação da legislação diante das operações praticadas pela empresa, possibilitando uma ampla avaliação das vantagens, contingências e dos riscos existentes.
  •  

Revisão Fiscal

Trata-se do exame detalhado dos procedimentos tributários e fiscais da empresa, que compreende uma análise dos tributos indiretos (PIS/PASEP, COFINS, IPI, ICMS), o que resultará na prática de preços mais competitivos, economia financeira.

Nos dias atuais, diante da alta complexidade e da dinamicidade da vasta legislação tributária que regem tais tributos, o acompanhamento constante das operações fiscais e tributárias por parte de profissionais com larga experiência e vivência que os cercam, mostra-se de vital importância para o saneamento dos custos da empresa.

As análises são realizadas por meio de software que realiza cruzamentos de informações contidas em obrigações acessórias, Sped’s, notas fiscais, registros contábeis e fiscais dos últimos exercícios, traçando um diagnóstico que permitirá aos seus administradores analisarem de forma concreta, tomando decisões acertadas sobre os créditos decorrentes dos tributos, e oportunidades de planejamento tributário.

Todas as soluções apresentadas para recuperação de eventuais créditos tributários decorrentes das diversas situações tributárias detectadas e também a solução de contingências fiscais, serão implantadas sempre de forma administrativa perante os órgãos fiscalizadores de cada imposto e contribuição.

Em todos os tributos, objetos das análises, são aplicadas as respectivas legislações, aplicando de forma individualizada cada particularidade que possuem e adotando as possibilidades de redução previstas em leis, pareceres dos órgãos reguladores, entendimentos de conselhos, tribunais administrativos e judiciais. Desta forma, trazemos os conceitos atualizados sobre cada um dos tributos.

Com a aplicação das regras presentes em nosso software, conseguimos trazer uma grande eficácia para a área fiscal, reduzindo custos e diminuindo possíveis passivos ocultos presentes nas organizações.

Metodologia do Trabalho – A) Diagnóstico; B) Após a entrega do diagnóstico com o entendimento do cliente, será assinado o contrato; C) Coleta da documentação necessária para análise; D) Cálculo, cruzamentos das informações e cálculo de eventuais oportunidades; E) Orientações completas sobre a forma de apropriação dos créditos; F) Compensação dos valores identificados;

A ARCA possui uma solução voltada ao Planejamento Fiscal, para quitação de débitos administrados pela Secretaria da Receita Federal e Previdência Social, com créditos dotados de poder liberatório, destinados à compensação dos valores e sem risco de glosa por parte administração fazendária.

Descubra o que a ARCA pode fazer em parceria com sua empresa

Processos e Controles

A ARCA apresenta uma nova forma de fazer: